Menu
  • LinkedIn
  • Subcribe to Our RSS Feed

Hackers controlam remotamente carro com acesso à internet

ago 10, 2015   //   by admin   //   Atualidades do Mercado Automotivo  //  No Comments

De um sofá, com um notebook ligado à internet, jovens controlaram direção, acelerador, ar-condicionado, som e limpador de vidro.

hackers_controlam_carro

Em exibição para a revista norte-americana Wired, dois hackers controlaram, remotamente, um SUV Jeep  Cherokee que trafegava por uma estrada de St. Louis, nos estado do Missouri, nos Estados Unidos. O teste, para provar que carros conectados à internet apresentam novos desafios de segurança para as empresas automotivas, aconteceu enquanto Andy Greenberg, jornalista da publicação, estava ao volante.

Enquanto trafegava pela avenida, Greenberg viu o carro, já controlado pelos hackers Charlie Miller e Chris Valasek por meio de uma falha de segurança no software do veículo, ganhar vida. Primeiro foi o ar-condicionado, que ligou sozinho. Depois o som. Aí os limpadores do para-brisa e, por fim, o acelerador, que parou de funcionar. Tudo foi feito remotamente, a partir dos notebooks de Miller e Valasek, que, como o carro, estavam conectados à internet.

Segundo os hackers, o objetivo do projeto é mostrar as vulnerabilidades dos sistemas de carros conectados à internet. Com o veículo em um estacionamento, os hackers mostraram conseguir controlar até o volante do carro. A Chrysler, dona da marca Jeep, foi informada da falha de segurança e deve divulgar uma atualização para o sistema do carro em breve. Valasek e Miller pretendem apresentar pelo menos parte dos métodos usados para controlar o carro remotamente em uma feira para hackers.

Fonte: http://economia.terra.com.br/carros-motos/

Deixe seu comentário