Menu
  • LinkedIn
  • Visite nosso Instagram

Volks quer poupar motorista de procurar vagas

jul 17, 2015   //   by admin   //   Atualidades do Mercado Automotivo  //  No Comments

Imagine só você chegar em um shopping ou supermercado, descer na porta do local e não se preocupar com estacionar o carro. Não, não é uma propaganda de serviço de valet. Trata-se de um projeto nem tão futurista da Volkswagen de estacionamento autônomo divulgado no canal do conglomerado no youtube. O vídeo abaixo demonstra o funcionamento do V-Charge. O conteúdo está em inglês, mas dá para saber como seria a aplicação dessa tecnologia na vida real.

O V-Charge, como é chamado o projeto, é um recurso autônomo que permite que o veículo procure sozinho uma vaga para estacionar em uma garagem. E na hora de sair do local, o carro busca o condutor na porta do estabelecimento, tudo isso por meio de um aplicativo do smartphone.

A boa notícia é que a tecnologia foi concebida para ser utilizada com os equipamentos já disponíveis no mercado, como sensores e câmeras. Na verdade, são quatro câmeras grande-angulares e doze sensores hi-tech que mapeam todo o entorno do veículo e o ambiente em que ele trafega.

Com a ajuda de um mapa 3D da garagem, o sistema dispensa até o posicionamento GPS para usufruir das próprias referências de seu mapeamento para apontar a localização exata do veículo, desviar de obstáculos e pedestres e procurar espaços adequados para estacionar. Em complemento à comodidade, o V-Charge também pode ser programado para parar sobre vagas com recarregadores de baterias de veículos elétricos. Uma vez que a carga é completa, ele libera o espaço sozinho em direção a outro local para estacionar.

O projeto está sendo conduzido em conjunto com a Bosch e outras universidades e a empresa garante que os custos de produção estão sendo todos levados em conta para que seja possível oferecer o V-Charge ao mercado num futuro não muito distante.

Fonte: http://carroonline.terra.com.br/

Deixe seu comentário