Menu
  • LinkedIn
  • Visite nosso Instagram

Dicas Para Manter Seu Carro em Ordem

mar 30, 2015   //   by admin   //   Dicas  //  No Comments

pgblogpaz

Manter a manutenção do carro em dia também é uma atitude para trazer a paz ao trânsito, e esta atitude depende de você.

Veja aqui algumas dicas de cuidados básicos que você mesmo poderá ter para manter o seu carro em ordem.

Semanalmente

  • Verificar se o reservatório dos lavadores do para-brisa está com água;
  • Verificar o nível da água/líquido do sistema de arrefecimento;
  • Verificar o nível do óleo do motor;
  • Calibrar os pneus, não se esquecendo de checar também a pressão do estepe.

Mensalmente

  • Checar o nível do fluido da direção hidráulica. Para isso, basta abrir o reservatório e conferir, por meio do medidor existente na própria tampa. Se for necessário, complete com o óleo indicado pelo fabricante no manual do proprietário.
  • Verificar o funcionamento das lâmpadas e substituir, se houver necessidade. O processo é simples, mas deve se ter cuidado ao manusear a lâmpada nova, principalmente se for dos faróis.
  • Conferir o estado do filtro de ar. Geralmente um filtro de ar dura aproximadamente 10.000 quilômetros, mas quem trafega em locais muito empoeirados ou por estradas de terra, deve trocá-lo com mais frequência.

Semestralmente

  • Verificar a borracha dos limpadores do para-brisa e providenciar a substituição se estiverem ressecadas ou danificadas. Em caso de substituição das palhetas, lembre-se de comprar a peça específica para o seu modelo de carro.

Demais cuidados e verificações

  • Bateria – Se os pólos da bateria estiverem cobertos por uma espécie de pó esverdeado, não se assuste. Trata-se do zinabre, produto resultante da oxidação dos terminais dos cabos, causado pelo ácido do interior da bateria. O problema é comum e não indica nenhum defeito. Para eliminá-lo, limpe os pólos com uma escova e lubrifique-os com uma leve camada de graxa branca ou vaselina, antes de religar os terminais. Ao religar cuidado para não inverter os pólos. Reconecte primeiro o positivo, depois o negativo.
  • Fusíveis – Se o farol não ascende e a lâmpada não está queimada, então a causa poderá ser o fusível. Confira no manual do veículo a localização do compartimento de fusíveis. A seguir, verifique qual deles é o responsável pelos faróis, retire-o e substitua por um novo. Atenção: não improvise com fusíveis de amperagem diferente ou outro tipo de material (arame, papel aluminizado). Isso pode causar sérios danos ao sistema elétrico do automóvel, além de proporcionar risco de curto-circuito e até mesmo incêndio.

Outras verificações importantes 

Além dos procedimentos descritos acima existem outros, como o alinhamento da direção, balanceamento de rodas, troca de óleo, filtros e velas, por exemplo, que também não podem ser esquecidos, mas que, por sua complexidade ou necessidade de equipamentos específicos, devem ser feitos por um mecânico.

Consulte sempre o manual do proprietário para saber os prazos recomendados para a manutenção preventiva, os produtos e as especificações certas para o seu carro.

Deixe seu comentário