Você conhece como funcionam os Freios do seu carro?
Os freios são muito importantes para o seu carro. Eles fazem o carro parar ou andar mais devagar. Você precisa cuidar bem dos freios, para não ter problemas ou acidentes.
Existem vários tipos de freios. Eles funcionam de formas diferentes, mas todos usam o atrito para parar o carro.
Os tipos e como funcionam os freios:
- Freio a disco: é o freio que fica na frente do carro. Ele de todo um sistema para pressionar as pastilhas de freio no disco, que gira com a roda. É um ótimo sistema, não esquenta muito e é mais fácil a manutenção.
- Freio a tambor: é o tipo que fica no eixo traseiro do carro. Esse freio funciona usando um cabo para empurrar uma lona de metal dentro de um tambor que gira com a roda. Ele é bom porque é barato, dura muito e não faz barulho.
- Freio ABS: é um tipo de freio especial que não deixa as rodas travarem quando você freia forte. Ele usa de sensores para controlar a pressão do fluído de freio, fazendo as rodas girar um pouco, mesmo quando você freia. Ele é bom porque é um freio que funciona aumentando a segurança, a eficiência e o conforto do motorista.
- Freio de estacionamento: é o freio que segura o carro quando ele está parado ou estacionado. Ele pode ser uma alavanca ou um botão, dependendo do carro. Pode segurar as rodas de trás ou as quatro rodas, dependendo do tipo de freio. Ele é bom porque evita que o carro se mexa sozinho, causando danos ou acidentes.
Você deve ficar de olho nos freios do seu carro, para ver se eles estão funcionando bem.
Agora você já conhece como funcionam os freios, se atentem a sinais de que está com os freios precisando de manutenção:
- Pedal de freio baixo: se o pedal de freio estiver baixo ou mole, isso pode ser falta de fluído de freio, que normalmente aparece no painel, mas também pode ser um problema mais grave. Por isso, sempre verifique o nível do líquido de freio e leve o carro para uma oficina.
- Barulhos estranhos: se você está com o freio fazendo barulhos estranhos, como rangidos, chiados ou metal contra metal, isso pode ser desgaste ou danos nas pastilhas, nas lonas, nos discos ou nos tambores de freio. Nesse caso, você deve trocar as peças que estão ruins o mais rápido possível, para não piorar o problema, e não perder a força e o funcionamento dos freios.
- Trepidação no volante: ao frear, você sentir o volante treme, isso pode ser empenamento ou desbalanceamento nos discos de freio. Nesse caso, você deve alinhar e balancear as rodas e os discos, para não ficar difícil e desconfortável de dirigir.
Você deve fazer a revisão e a troca dos freios do seu carro de acordo com o que o fabricante do carro ou o mecânico de confiança diz. Algumas dicas para fazer a revisão e a troca dos freios são:
- Verifique o nível do fluído de freio de vez em quando: o líquido de freio é o que faz o pedal de freio funcionar nas rodas, e por isso, ele deve estar sempre no nível certo. Se o nível estiver baixo, isso pode atrapalhar o desempenho dos freios e estragar o sistema. Para verificar, você deve achar o reservatório, que fica no motor do carro, e ver se está entre o mínimo e o máximo. Se estiver abaixo do mínimo, você deve colocar mais fluído de freio do tipo certo para o seu carro, seguindo o que o fabricante diz.
- Troque o fluído de acordo com o recomendado. Ele também deve ser trocado de tempos em tempos, pois pode perder as qualidades, sujar, prejudicando a eficiência e a segurança dos freios. Para trocar o fluído de freio, você deve seguir o tempo e o tipo que o fabricante do carro ou o mecânico de confiança diz. Normalmente, a troca deve ser feita a cada dois anos ou 40 mil quilômetros, mas isso pode mudar de acordo com o uso e as condições do carro.
- Verifique o estado das pastilhas de freio, das lonas, dos discos e dos tambores de freio com frequência, pois são as peças que fazem o carro parar. Por isso, elas gastam com o tempo e o uso, e devem ser verificadas e trocadas quando precisar. Para ver o estado dessas peças, você deve ver se elas estão finas, rachadas, tortas ou marcadas. Você também deve prestar atenção nos barulhos, nas vibrações e na força dos freios. Normalmente, a troca das pastilhas e das lonas de freio deve ser feita a cada 20 mil quilômetros, e a troca dos discos e dos tambores de freio deve ser feita a cada 40 mil quilômetros, mas isso pode mudar de acordo com o uso e as condições do carro.
Os freios do carro são muito importantes para a sua segurança e a dos outros no trânsito. Por isso, você deve saber como funcionam os freios e como cuidar deles, conhecendo os tipos de freios que existem, os sinais de que eles precisam de manutenção e como fazer a revisão e a troca dos freios do seu carro. Assim, você evita problemas, multas e prejuízos, e dirige com mais tranquilidade e segurança.
Agora que você conhece como funciona o freio do seu carro, compartilhe com seus amigos. E se precisar de uma oficina especializada em freios, venha conhecer a Via Total Pneus, a melhor opção para o seu carro.